O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.Alguém que toque teclado chama-se teclista (português europeu) ou tecladista (português brasileiro). O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha e da Casio vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas).

Existem cinco diferentes categorias ou tipos de teclados musicais eletrônicos:

Arranjadores

Possuem recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). Eles não possuem acompanhamentos automáticos (como nos arranjadores e workstations) e nem som próprio, necessitam de outros equipamentos para poderem emitir som. Os primeiros sintetizadores foram fabricados na década de 70, eles são raros e bastante valorizados na atualidade, podendo atingir elevados preços no mercado.

Sintetizadores

Workstations

São os teclados mais completos, por possuírem as funções das demais categorias de teclados, são características deles possuírem o(s) HD com extenso banco de timbres, síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. Geralmente acompanham também a função de sampler. São frequentemente usados em estúdios e são alvos de músicos mais profissionais, que procuram muita qualidade. No mercado predominam as opções de 76 e geralmente 88 teclas.

Teclados Controladores

São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.

Piano Digital

Apesar do nome, é um teclado que tenta se assemelhar ao máximo com um piano de cauda, mas por outro lado compacto e moderno, daí se veio o nome "piano digital". Não possuem acompanhamentos rítmicos, mas possuem som próprio e geralmente uma pequena variedade de timbres. São mais comuns no mercado os modelos de 88 teclas.